Tipos de enquadramento na fotografia
O enquadramento na fotografia diz respeito à escolha da área que vai ficar dentro e fora do campo de visão da máquina / câmara fotográfica. Saber enquadrar corretamente é uma competência que pode ser facilmente treinada com a prática e que vai fazer uma grande diferença na qualidade das suas fotografias.
Neste artigo, vou explorar algumas técnicas que pode utilizar e como poderá aplicá-las na prática.
Curso online de fotografia (iniciantes)
Desperte o fotógrafo que há em si! Ganhe um novo olhar fotográfico e transforme os detalhes do quotidiano em fotografias extraordinárias.
1- Enquadramento horizontal e vertical
A primeira decisão que precisa de tomar antes de captar uma imagem é se a sua orientação será horizontal ou vertical.
Orientação horizontal
É mais utilizada para fotografar paisagens, retratos de grupo e outras imagens que possuem uma largura maior do que a altura. Isso acontece porque o olho humano “lê” as imagens da esquerda para a direita, o que torna a orientação horizontal natural e fácil de visualizar
Orientação vertical
Já a orientação vertical é mais utilizada para fotografias que possuem uma altura maior do que a largura, como retratos individuais, arquitetura, retratos de animais ou objetos. Essa orientação é utilizada para criar uma sensação de grandeza, poder e intimidade na imagem.
2- Enquadrar fotografias com os planos fotográficos
Os planos fotográficos vão determinar o tamanho do(s) assunto(s) fotográficos dentro do enquadramento. Alguns dos planos que poderá utilizar são:
Plano geral
Mostra uma grande área ou ambiente, frequentemente com elementos humanos pequenos ou distantes. Exemplo: Vista aérea de uma cidade movimentada.
Plano Inteiro
Geralmente é utilizado para fotografar pessoas em corpo inteiro, mostrando parte da cena envolvente.
Plano Americano
Corta o assunto da fotografia logo abaixo dos joelhos ou coxas, permitindo ver as expressões e detalhes da parte superior do corpo. Exemplo: Fotografia de um grupo de pessoas num jardim.
Primeiro plano
Aplica-se muito em retratos e o foco centra-se no rosto. O enquadramento começa na cabeça e vai até aos ombros.
Plano de pormenor
Mostra uma parte específica de um assunto, geralmente destacando texturas ou padrões. Exemplo: Fotografia de um insecto em close-up.
3- Enquadrar fotografias com as regras de composição
As regras de composição são fundamentais no enquadramento, pois elas vão ajudar a criar imagens mais equilibradas e atraentes. Se as utilizar da forma correta, elas irão direcionar o olhar para os elementos principais da sua imagem, e criar um senso de equilíbrio e harmonia.
Estas são algumas das regras de composição que poderá utilizar nas suas fotografias:
Regra dos terços
Essa é provavelmente a regra fotográfica mais conhecida. A ideia é dividir a imagem em 3 terços horizontais e verticais e posicionar o assunto principal num dos pontos de interseção dessas linhas.
Regra do horizonte
Aqui deverá colocar o horizonte numa das secções horizontais da regra dos terços. Isso ajudará a evitar que as suas fiquem imagens inclinadas ou desequilibradas, criando desta forma uma sensação de estabilidade e harmonia na composição.
Linhas guia
As linhas diagonais ou verticais podem ser utilizadas para guiar o olhar do espectador dentro do enquadramento e levá-lo em direção ao assunto principal da fotografia.
Simetria
A simetria é uma técnica poderosa que pode aplicar na composição, na qual os elementos são posicionados de forma que a imagem fique equilibrada e simétrica.
Ebook gratuito: Curso básico de fotografia
7 aulas em formato ebook para começar do zero na fotografia e criar fotos que vai adorar mostrar! Ideal para iniciantes.
Espaço negativo
Consiste em deixarmos um espaço vazio à volta do assunto da fotografia para destacá-lo dentro do enquadramento.
4- Enquadrar fotografias com os ângulos de visão
Outro aspeto do enquadramento, tem a ver com os ângulos de visão. Esta técnica refere-se ao ângulo em que a sua máquina / câmara fotográfica está em relação ao assunto da fotografia. Ao alterar o ponto de vista, conseguirá mudar completamente o enquadramento da imagem, acrescentando profundidade, drama ou simplicidade à cena.
Para isso, poderá utilizar estes pontos de vista:
Ponto de vista ao nível dos olhos
É um dos pontos de vista mais comuns da fotografia e é geralmente utilizado em retratos ou fotos de assuntos que estão à mesma altura de quem tira a fotografia.
Ponto de vista alto
Também conhecido como “ângulo plongée”. Acontece quando fotografa o assunto a partir de um ponto de vista mais elevado olhando para baixo. Essa técnica cria perspectivas únicas e diferentes nas suas fotografias.
Ponto de vista baixo
Também conhecido como “ângulo contra plongée”. Consiste em fotografar de um ponto de vista inferior, olhando para cima e permite criar imagens dramáticas e impactantes.
Para concluir
As técnicas de enquadramento são um fator chave para que consiga criar fotografias atraentes e equilibradas. A escolha da orientação, dos planos fotográficos e do ponto de vista, juntamente com as regras de composição, vão por isso ajudar a melhorar a qualidade das suas imagens.
Lembre-se de experimentar e testar diferentes abordagens para conseguir transmitir a mensagem que deseja com as suas fotografias. Desta forma conseguirá criar registos únicos e memoráveis.