O que é o assunto principal numa fotografia?
Sempre que tiramos uma fotografia devemos ter um ponto de interesse claro, objetivo e bem definido. Esse representa o tema central da nossa imagem e é conhecido como “o assunto principal”.
Neste artigo iremos analisar de forma detalhada este conceito que é a base da composição fotográfica e entendermos como deveremos aplicá-lo na prática para conseguirmos fotografias impactantes.
Entender o significado de assunto principal numa fotografia
Qualquer pessoa que olhe para uma fotografia nossa, deve compreender rapidamente o que queremos mostrar com ela. Esse assunto ou ponto de interesse poderá ser qualquer coisa: uma pessoa, um animal, uma árvore, um objeto, um edifício.
O importante é que ele se destaque dentro do enquadramento para captar de imediato a nossa atenção.
Escolher um assunto principal quando tiramos uma fotografia é a primeira regra de uma boa composição. Para isso, antes de carregarmos no botão do obturador, é necessário decidirmos qual o assunto que queremos colocar em destaque.
Curso online de fotografia (iniciantes)
Desperte o fotógrafo que há em si! Ganhe um novo olhar fotográfico e transforme os detalhes do quotidiano em fotografias extraordinárias.
Porque devemos ter um assunto principal numa fotografia?
Existem 3 motivos para termos sempre um assunto principal quando compomos uma fotografia:
1- Sem um assunto claro, uma fotografia não funciona
Se a fotografia não tiver um ponto de interesse claro e preciso, as pessoas não saberão para onde olhar e os seus olhos ficarão perdidos sem prestar atenção a nada em particular. As fotografias sem foco não captam a nossa atenção!
2- Uma fotografia precisa de um protagonista.
Em todas as histórias existe sempre uma personagem principal: o protagonista. Como a fotografia tem também essa função de contar histórias (neste caso com imagens), o conceito de protagonista também está sempre presente sempre que fotografamos. Mas ao contrário das histórias dos livros ou dos filmes, a personagem principal de uma imagem não é necessariamente um herói de carne e osso, mas sim o assunto que despertou o nosso interesse antes de clicar no botão da câmara.
3- Um assunto bem definido facilita a leitura da imagem.
Enquanto fotógrafos devemos saber que o nosso olhar lê as imagens de forma involuntária, da esquerda para a direita e de baixo para cima. Ao definirmos claramente qual o assunto principal das nossas fotografias, conseguimos levar o olhar do espectador exactamente para onde queremos e assim facilitar a leitura da fotografia.
Como destacar o assunto principal na fotografia com as técnicas de composição?
Como já vimos, quando falamos do assunto de uma fotografia, o mais importante é que ele se destaque dentro da imagem para captar a nossa atenção.
Aplicando algumas regras e dicas de composição fotográfica, conseguiremos dar mais força ao nosso assunto e disfarçar, eliminar ou ordenar os restantes elementos que possam distrair o nosso olhar.
Ebook gratuito: Curso básico de fotografia
7 aulas em formato ebook para começar do zero na fotografia e criar fotos que vai adorar mostrar! Ideal para iniciantes.
Regra dos terços
Esta conhecida regra indica-nos alguns pontos onde idealmente devemos colocar o ponto de interesse da fotografia para a tornar mais apelativa. A imagem ficará dividida em nove partes iguais e o objetivo é posicionar o assunto nos pontos de intersecção, o que dará à foto uma composição mais elaborada. Nesta fotografia vemos que o assunto principal foi colocado num dos pontos e assim a fotografia ficou mais interessante com um ponto de interesse bem definido.
Leia o artigo completo sobre regra dos terços: https://www.aprender-fotografia.com/regra-dos-tercos/
Composição fotográfica com cores
A nossa atenção é atraída pelos elementos coloridos que contrastam na imagem. Por isso quando numa fotografia há um elemento com uma cor diferente, este terá um maior destaque dentro do enquadramento. No exemplo desta fotografia, a flor roxa destaca-se imediatamente do fundo verde e assim o nosso olhar é automaticamente dirigido para ela.
Foco e desfoque
Quando olhamos para uma fotografia com pouca profundidade de campo (fundo desfocado e primeiro plano focado) é inevitável que o nosso olhar se dirija para o ponto que está em foco. Porquê? porque somos atraídos por aquilo que é nítido. Nesta imagem, poderá ver que o rosto da figura feminina está perfeitamente focado e contrasta com as restantes figuras desfocadas.
Luz e contraluz na fotografia
Os nossos olhos tendem a ir primeiro para as áreas mais brilhantes da fotografia. Por isso , sempre que possível, devemos utilizar a luz como elemento de composição. Com ele poderemos destacar facilmente o nosso assunto principal e dirigir o olhar do observador dentro do quadro da imagem. Nesta fotografia a figura humana encontra-se em contraluz, levando o nosso olhar para o local onde se encontra.
Composição fotográfica com molduras
Antes de apertarmos no botão da câmara, temos de decidir que parte da cena vamos incluir na nossa imagem. Isto é conhecido como enquadramento. Mas isso pode não ser suficiente para destacarmos o nosso assunto principal.
Para nos ajudar nessa tarefa, poderemos realizar o enquadramento com uma moldura natural. Essa moldura poderá ser qualquer coisa, como uma porta, janela, ponte, pessoas ou qualquer outro elemento que encontremos na cena. Nesta fotografia a moldura utilizada foram duas pessoas em desfoque que emolduram o nosso assunto principal.
Ponto de fuga
A nossa atenção é atraída de forma natural para o ponto onde as linhas convergem. É o chamado ponto de fuga. Para colocarmos em evidência o nosso motivo, poderemos utilizar linhas retas, verticais, horizontais, diagonais, curvas ou convergentes. Quando colocamos o nosso assunto no ponto de fuga conseguimos assim dar-lhe um maior destaque.